Blog

InícioTurismo de InvernoInverno – Serra Catarinense!

Inverno – Serra Catarinense!

Nosso belo estado de Santa Catarina não se baseia apenas no turismo de verão com suas exuberantes praias, festas e parques temáticos, no entanto, temos muito a oferecer em nosso outono e inverno na Serra Catarinense. Descubra nesse blog os belos cenário e paisagens de nossas cidades serranas, além da farta gastronomia e do aconchego que temperaturas amenas proporcionam.

O Planalto Serrano Catarinense com sua formação composta por campos de altitude, florestas e grandes cânions é a região mais fria do Brasil e o único lugar onde a precipitação de neve é certa. Dessa forma, todos os anos a paisagem verde das araucárias, coxilhas e taipas tornam-se brancas, chegando até a congelar as águas das cachoeiras.

Nos campos ficam as fazendas centenárias, onde a dois séculos era o entreposto comercial no caminho dos tropeiros, que levavam o gado até as primeiras regiões consumidoras do Brasil. Foi na Serra Catarinense que se deu início o turismo rural na década de 80, com o intuito de aproximar o visitante com  a natureza e a cultura campeira, bem como oferecer o aconchego e a tranquilidade dessa região espetacular.

 

Pedra Furada

Entre as cidades destaques da nossa Serra Catarinense encontra-se Urubici, considerado o município com a melhor infraestrutura turística da serra. Possui inúmeros restaurantes e pousadas rurais de médio a alto padrão atendendo a todos os públicos. Em Urubici estão localizados vários atrativos turísticos como a Cascata Véu da Noiva, Serra do Corvo Branco, Cascata do Avencal e Cânion Espraiado, dando enfase ao Morro da Igreja com uma altitude de 1822 metros o que torna-se o ponto mais alto habitado do sul do Brasil onde conseguimos avistar a enigmática Pedra Furada.

 

Serra Do Rio Do Rastro

Temos ainda o município de Bom Jardim da Serra, onde está localizado a famosa Serra do Rio do Rastro composta pela mata Atlântica e com uma fauna bem diversificada. Está a uma altitude de 1.421 metros de altura em relação ao nível do mar e 705 metros entre o pé da Serra e o mirante. Foi eleita a estrada mais espetacular do mundo devido as suas 256 curvas sinuosas em um percurso de 8.100 metros. Já serviu de cenário para gravação de novelas, comerciais e filmes. No lado sudeste no inicio da descida da Serra temos o ponto mais alto, onde está localizado o Cânion da Honda, aonde temos uma visão panorâmica e conseguimos avistar o estado vizinho do Rio Grande do Sul.

 

Vinícola Villa Francioni

São Joaquim conhecida como a capital nacional da maçã, é outro município destaque, principalmente devido suas Vinícolas. Que com o passar dos anos vem ganhando cada vez mais importância no cenário internacional,  pois reúne as características climáticas e geológicas perfeitas para a produção dos famosos vinhos finos de altitude. Com toda essa qualidade de seus vinhos o Enoturismo vem em profundo crescimento no município, com passeios entre os parreirais, visitação pela produção e degustações. Além disso, no centro de São Joaquim temos outros atrativos turísticos, como a Igreja de Pedra e a Praça João Ribeiro onde nos dias gelados do nosso inverno os visitantes se reúnem para contemplar a tão esperada neve.

 

Neve em Urupema

Por fim, citamos Urupema, considerado município mais frio do Brasil, é onde está localizado o Morro das Antenas a 1750 metros de altitude. Temos uma vista extensa de todo o planalto da Serra Geral com um por do sol de tirar o folego. Além disso, nos dias mais frios podemos visualizar o sincelo, fenômeno da natureza onde o nevoeiro congela devido as baixas temperaturas. Gotículas de água em sobrefusão, chocam-se, solidificam-se sob fortes ventos, lembrando nevascas, porém não é neve, são cristais de água congelados, deixando tudo onde toca coberto com uma camada de gelo, transformando a paisagem em um cenário bucólico e encantador.

 

 

Em conclusão para os amantes do frio e da natureza, a TRANSPTUR convida você a saborear o pinhão, o churrasco, o chimarrão e as histórias dos tropeiros contadas ao pé do fogo de chão, criando uma atmosfera especial repleta de calor humano e hospitalidade. Portanto venha passar momentos memoráveis ao lado de quem você ama, desfrutando todo o aconchego da nossa Serra a beira de uma lareira saboreando um bom vinho.

Venha conhecer a Serra Catarinense!

 

 



1
Olá! Podemos Ajudar?
Powered by